Avaliação Cardiológica Pré-operatória

A realização de procedimentos cirúrgicos pode acarretar riscos de complicações cardiológicas no período perioperatório (antes, durante e depois da cirurgia).

A avaliação cardiológica pré-operatória através de exame clínico cardiológico e exames complementares (quando necessários) tem como objetivo oferecer ao médico e seu paciente informações de que este encontra-se apto para ser submetido ao procedimento desejado. Através desta avaliação, procura-se excluir doenças graves que apresentam alto risco para realização do procedimento. Esta avaliação também pode estimar riscos de complicações cardiológicas perioperatórias mas não pode prever intercorrências cirúrgicas e/ou anestésicas.

Os exames complementares, quando solicitados, visam avaliar a condição clínica de pacientes sabidamente portadores de cardiopatias ou têm a finalidade de identificar doença não detectada pelo exame clínico, em pacientes assintomáticos e aparentemente saudáveis. Tudo isso para que o procedimento seja realizado com maior segurança.

 

<Voltar para Artigos