Teste Ergométrico

O que é

O Teste Ergométrico (Teste de esforço ou Ergometria, TE) é um exame empregado na avaliação de diversas alterações do coração. Consiste, basicamente, na realização de esforço físico contínuo e progressivo, com aumento de intensidade graduado, visando atingir o cansaço físico máximo do indivíduo sendo avaliado.

Em nosso país, a forma mais comum de realizar o esforço é através da esteira ergométrica, existindo também cicloergômetros (com bicicleta ergométrica) e remoergômetros (ou “remo seco”) em grandes centros.

O aumento da frequência cardíaca (FC) acima de 85% da FC máxima predita pela idade é o objetivo do exame, e tal situação permite avaliar o coração quanto à presença de isquemia miocárdica (aporte insuficiente de nutrientes e oxigênio, muitas vezes decorrente de obstruções das artérias coronárias), arritmias (alterações do ritmo cardíaco), alterações da pressão arterial, grau de condicionamento físico, entre outras.

Indicação

O Teste de esforço é indicado como checkup (pacientes sem doença conhecida e assintomáticos), como rotina em doenças que aumentam o risco de doença cardíaca (diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemia), para avaliação de sintomas relacionados a doença cardíaca (dor torácica, falta de ar, palpitações), para verificar a eficácia de tratamento de doença cardíaca estabelecida ou, ainda, como avaliação funcional para programação de atividades físicas.

Este exame também pode ser indicado em determinadas situações com objetivos específicos, e a sua solicitação pelo médico não significa, necessariamente, que o paciente apresente suspeita de doença cardíaca.